Pastoral Familiar

Pastoral Familiar
Família é a nossa maior riqueza

sábado, 24 de março de 2012

SACRAMENTO DO BATISMO

Batismo (CIC 1212) 

Deus, ao criar o homem, concedeu o dom da graça santificante, elevando-o a dignidade de seu filho e herdeiro de céu. Com o pecado original, rompeu-se a amizade do homem com Deus, e alma perdeu a vida da graça. Desde então, todos os homens nascemos com mancha do pecado original (exceto a Virgem Maria ). Deus por sua misericórdia infinita compadeceu-se de nós e enviou-nos o seu filho para nos resgatar do pecado, devolver-nos a amizade perdida e a vida da graça, tornando-nos novamente dignos de entrar na glória celeste. Tudo isto nos concede através do Sacramento do Batismo. 

1- Noção 

Batismo é um sacramento mediante o qual o homem nasce para a vida espiritual por meio da alusão da água e a invocação da Santíssima Trindade. (CIC 1213 a 1216) 

2. Batismo, sacramento da nova lei 

Prefiguração no A. T.: circuncisão (Col 2,11ss), passagem do mar Vermelho (I Cor 10, 12), dilúvio Universal (I Pd 3, 20ss). 

No N. T. : Jesus com Nicodemos (Jo 3, 3-5), Jesus ordena aos seus apóstolos que batizem todas as gentes (Mt 28, 18 e 19; Mc 16, 15-16). 

Jesus Cristo instituiu o Sacramento do Batismo precisamente quando foi batizado por João, porque então a água foi santificada e recebeu a força santificante. A obrigação de o receber foi por ele estabelecida depois de sua morte (Mc 16, 15)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário