Pastoral Familiar

Pastoral Familiar
Família é a nossa maior riqueza

quinta-feira, 1 de março de 2012

FIQUE POR DENTRO: SACRAMENTO MATRIMÔNIO

Em todas as civilizações se sentiu uma misteriosa sacralidade na união do homem e da mulher.  Sempre tem havido uma vaga percepção de que a profunda aspiração pela união com "o outro" é vivificante - e que é uma aspiração pela união com a fonte de toda a vida. É por isso que os rituais religiosos e os códigos de comportamento 
Sempre têm sido relacionados como casamento.
Jesus tomou o casamento e fez dele o sacramento do Matrimônio.  Em consequência, o Matrimônio dá nova dimensão à vocação cristã que começa no Batismo.
No Matrimônio, marido e mulher são chamados a amar um ao outro dum modo muito prático: atendendo um ao outro nas suas necessidades mais pessoais; esforçando-se seriamente por comunicar um ao outro seus pensamentos e sentimentos pessoais, de tal forma que sua união continue sempre viva e em crescimento.  Este amoré sexual de modo explícito e belo.  Como afirma o Vaticano li: "Este amor se exprime e se realiza de maneira singular pelo ato próprio do matrimónios (Gaudium et Spes, n.º  49).
Pelo Matrimônio, o casal é também chamado a viver seu sacramento para outros.  Pela  sua óbvia intimidade, um casal que se ama influencia as vidas de outras pessoas com "algo especial" - o amor de Cristo em nosso meio.  Eles revelam o amor de Deus e tornam-no difuso - para seus filhos se para todos os que entram em contato com eles.  Objetivo importante e resultado natural do Matrimônio é a procriação de novas vidas - os filhos.  Mas o amor de um casal também transmite a vida - a vida de Cristo - a outras pessoas.
O casal não vive uma vida de amor porque por sorte eles se entendem: fazem-no consciente e deliberadamente, porque é esta a  sua vocação e porque o Matrimónio é, na expressão de São Paulo, "um grande mistério... em referência a Cristo e à Igreja" (Ef 5, 32).
O Matrimônio é muito mais que um acordo particular entre duas pessoas. É uma vocação sacramental dentro da Igreja e para ela. É um meio pelo qual Cristo revela e aprofunda o mistério de sua união conosco, seu corpo.  Portanto, marido e mulher vivem uma verdadeira vida sacramental quando seguem as palavras de São Paulo: "Submetei-vos uns aos outros no temor de Cristo" (Ef 5,21).
Na Igreja católica, a união sacramental de um casal é exclusiva (um só homem com uma só mulher)e indissolúvel (até que a morte os separe).  São essas as maneiras concretas pelas quais se torna realidade a misteriosa união entre marido e mulher, entre Cristo e a Igreja.
A melhor coisa que um pai pode fazer por seus filhos é amar a mãe deles.  Da mesma forma, uma das melhores coisas que um casal pode fazer pela Igreja e pelo mundo é esforçar-se em busca de maior união.
Fonte: http://paroquiasjc.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário