Pastoral Familiar

Pastoral Familiar
Família é a nossa maior riqueza

quarta-feira, 11 de julho de 2018

O SEGREDO ESTÁ EM RESPEITAR A HISTÓRIA DE VIDA DO OUTRO

Padre Chrystian Shankar Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com
O ensinamento da Palavra de hoje tem como base o tema central desse encontro: “Homem e Mulher Deus os criou” (Gn 1,27). Estou convencido, cada vez mais, de que o ‘Acampamento para Casais’ é também um acampamento de oração para as famílias, pois a quantidade de crianças presentes é bem expressiva neste encontro. Eu  louvo a Deus por tantos casais que não podiam ter filhos e alcançaram essa graça ao vir a esse lugar abençoado!
Quero começar dizendo que o segredo para o seu casamento ser diferente está dentro de uma mochila que eu trouxe para essa pregação. Daqui a pouco, eu vou mostrar para você esse segredo ao abri-la.
Eu atendo muitos casais e costumo dizer a eles: “Vocês estão competindo um com o outro!”. E não é para competir, mas sim para colaborar um com o outro.
Existem diferenças, sim, entre homem e mulher. Deus criou Adão e Eva, e não Adão e “Ivo”, como o mundo quer nos propor. Essas diferenças entre homem e mulher são importantes! A Bíblia nos ensina que Adão queria alguém para relacionar-se com ele. E não há mal algum nisso! Mas o relacionamento exige cuidado, e marido e mulher precisam se cuidar um para o outro, precisam ser esse “presente de Deus” para o cônjuge.
Muitos casais vivem problemas no casamento, porque não se relacionam mais com cuidado e respeito, brigam por pouca coisa, vivem um ciúme doentio. Se não houver, entre vocês, uma profunda conexão para enxergar com esses dois olhares diferentes a mesma situação, ou seja, com um olhar masculino e feminino, eu afirmo: vocês não vão dar certo.
Não há como saber o que há na cabeça do cônjuge se não existe conversa, diálogo. Não há como ser feliz calado, mudo! Reserve tempo para conversar e tenha a atenção focada no diálogo. Talvez você não tenha uma resposta pronta para dar ao seu cônjuge, mas a sua disponibilidade em ouvi-lo já é algo muito importante dentro do relacionamento.
Não se resolve problema conjugal por telefone, pelas redes sociais. É preciso olho no olho! A mulher é mais de interagir. O homem tem a atenção focada nas coisas, porém, apenas por três minutos (sou homem e sei bem disso!). Depois disso, nós homens nos distraímos com outras coisas.
O segredo está em respeitar a história de vida do outro. Diga para seu cônjuge: “Eu honro e respeito a sua história”.
O amor traz consigo o respeito. Relacionamento em que não há respeito não é um relacionamento bom. É preciso respeitar a cor que o outro gosta, as amizades dele, o jeito que ele pensa. Respeitar não é concordar, mas é acolher o ponto de vista do outro. Casamentos estão acabando por falta de respeito. E muitos casais acham que tudo começa com o casamento, mas se esquecem de que ele não começa do “zero”. Existe uma história de vida que acompanha essa pessoa bem antes do matrimônio.
Fonte: https://eventos.cancaonova.com/acampamento-para-casais/pregacoes/homem-e-mulher-deus-os-criou/

Nenhum comentário:

Postar um comentário