O desafio está em colocar as duas “mochilas” da história de vida de cada cônjuge numa única “mochila”, que é o casamento.
Vamos abrir a mochila para ver o que tem dentro?
Dentro dela há carências, e essas carências, quando não são trabalhadas no casamento, podem destruí-lo, pois se tornam cobranças insuportáveis. Dentro dela também tem alegria. A alegria da história de vida que cada um traz. O que faz o seu cônjuge feliz? Você já se perguntou a respeito disso? Você tem se preocupado com a alegria do outro?
Dentro dessa mochila existe tristeza. E a tristeza que o outro traz em sua história de vida também vai para dentro do casamento. Também dentro dessa mochila existe fé. Daí, eles se casam professando uma fé diferente. E isso se torna motivo de briga quando estão juntos, pois foi algo que nunca conversaram durante o namoro.
As amizades do outro também estão dentro dessa mochila. E quantas brigas entre o casal por causa dessas amizades! Quantas discussões e ciúmes!
Os traumas do outro também estão presentes nessa mochila do casamento. Saiba que os traumas que o outro traz na sua história de vida não vêm escrito num convite de casamento. É preciso tocar sem medo nisso também.
As manias do outro igualmente vêm dentro da mochila do casamento. Durante o namoro é bonitinho, mas depois incomoda. Quem é que não tem o seu jeito? Quem é que não tem a sua mania?
A educação também vai junto nessa mochila. Um recebeu uma educação rígida, o outro não. E agora? Como vão educar os filhos? Que tipo de educação será adotada para os filhos?
O passado do outro também vem junto. Eu sou a história que eu conto de mim mesmo. Para você não levar um susto, conheça o passado do outro. Isso é muito importante!
Valores e costumes também se encontram nessa mochila. Um exemplo: na casa dela, o Natal é sagrado. Na casa dele, durante o Natal, “o pau quebrava”. Bom, eles se casaram. E agora? Como irão fazer para viver o Natal no lar que estão começando?
Tudo isso que estou mostrando, e que há nessa mochila, eu não preciso aceitar no outro, mas eu preciso respeitar no outro. Aí está o segredo! Você pode até não concordar com essas coisas que o outro traz na sua “mochila”, ou seja, na sua história de vida. Mas você precisa cuidar disso, pois quando o outro se sente cuidado por você, ele se sente respeitado, e daí tudo de bom pode acontecer.
Sempre que você olhar para seu cônjuge, lembre-se: preciso agir com bondade e generosidade. É uma questão de colocar esses cuidados em prática. Ao ser bondoso e generoso com quem você ama, salvará seu casamento
Fonte: https://eventos.cancaonova.com/acampamento-para-casais/pregacoes/homem-e-mulher-deus-os-criou/
Nenhum comentário:
Postar um comentário