Pastoral Familiar

Pastoral Familiar
Família é a nossa maior riqueza

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O QUE É QUARESMA ?



1. A palavra Quaresma vem do latim quadragesima. São os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-feira Santa, antes da Missa da Ceia do Senhor. O número 40 é simbólico e recorda muitas cenas da Bíblia: os 40 anos de caminhada do povo hebreu pelo deserto, os 40 dias que Moisés passou na montanha, os 40 dias da caminhada de Elias para chegar à montanha do Senhor, os 40 dias de Jesus jejuando no deserto...
A Quaresma não tem sentido isolado da Páscoa. Na caminhada quaresmal não vamos ao encontro do nada ou da morte, mas caminhamos para a ressurreição do Senhor e nossa.


2. Quando começa e quando termina a Quaresma?


Inicia-se com a Quarta-feira  de Cinzas. Por causa da mobilidade da Páscoa, também o começo da Quaresma varia de ano a ano. Algumas datas da Quarta-feira de Cinzas: 2006: 1º de março; 2007: 21 de fevereiro; 2008: 6 de fevereiro; 2009: 25 de fevereiro; 2010: 17 de fevereiro; 2012: 15 de fevereiro. Como foi dito, a Quaresma termina às portas do Tríduo Pascal.



3. Quando se começou a celebrar a Quaresma? 


As origens da Quaresma são antigas e estão ligadas a outros acontecimentos, como a preparação dos catecúmenos ao Batismo e a prática das penitências, muito em voga nos primeiros séculos.Já no século IV se fala de quarentena penitencial. Antes disso, nos séculos II e III, costumava-se fazer alguns dias de jejum em preparação à Páscoa.


4. A Quarta-feira de Cinzas é dia de Jejum e abstinência?


Sim. Igualmente a Sexta-feira Santa. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil diz: "A abstinência pode ser substituída pelos próprios fiéis por outra prática de penitência, caridade ou piedade, particularmente pela participação nesses dias na Sagrada Liturgia".


5. De onde vêm as cinzas?


São as cinzas dos ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior.


6. Qual o significado das cinzas?


A cinzas é simbolo da fragilidade e pequenez humanas. Exemplo: Gêneses 18,12: "Abraão continuou: 'Eu me atrevo a falar ao meu Senhor, embora eu seja pó e cinza' ". É um dos mais antigos sinais de penitência. O Antigo Testamento está repleto de passagens que o confirmam. Por exemplo, Jó diz a Deus: "Eu te conhecia só de ouvir. Agora, porém, os meus olhos te vêem. Por isso eu me retrato e me arrependo, sobre o pó e a cinza" ( 42,5-6 ). Uma das fórmulas ditas pelo presidente da celebração ao impor as cinzas é esta: "Lembra -te que és pó, e ao pó hás de voltar". Isso recorda duas passagens do Gêneses.
1. "Então Javé Deus modelou o homem com argila do solo, soprou-lhe nas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivente" (2,7).
2. "Você comerá seu pão com o suor do seu rosto, até que volte para a terra, pois dela foi tirado. Você é pó, e ao pó voltará" (3,19).
A outra fórmula para imposição das cinzas é apelo à conversão e é tirada de Marcos 1,15: "Convertei-vos e crede no Evangelho".
O rito da imposição das cinzas dentro da missa substitui o Ato penitencial, e realiza-se depois da homilia.


Fonte: Quaresma, Páscoa e Pentecostes
Padre José Bortolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário