Pastoral Familiar

Pastoral Familiar
Família é a nossa maior riqueza

quinta-feira, 8 de junho de 2017

PREPARAÇÃO PARA RECEBER O PRIMEIRO FILHO

Pais de primeira viagem contam como é a preparação para acolher o primeiro filho

Escrevemos o livro “Agora e para sempre” – que será lançado em breve –, justamente na gestação da Chiara, nossa filha, transbordamento do nosso amor.
Cada dia é o milagre da vida que nos visita,e  vamos nos apropriando do amor com uma profundidade e entrega que nunca tínhamos feito antes.
A Chiara parece que acelerou nosso processo de adaptação. Acelerou não no sentido de “ter de pular etapas”, mas deu novo sabor às nossas vidas. Temos, hoje, uma visão muito mais ampliada da beleza de se viver enquanto família, reconciliamo-nos com maior facilidade, deixamos passar o que passa e estamos muito mais juntos do que antes. Até na questão sexual estamos em uma harmonia maior, os dois chegando juntos ao clímax e à plenitude do ato conjugal. Sim, um filho sempre será uma bênção para um casal que se ama!
A concepção do filho
Planejar um filho é o ideal, mas saiba que não há planejamento fora de uma verdadeira relação de amor. Não se trata em ter a melhor condição financeira ou a melhor casa, pensar na faculdade dele antes mesmo que ele exista. Trata-se de ter um ambiente de casa, de lar, de amor e afeto para ele. Imagine só se Jesus fosse esperar as condições ideais da vida de José e Maria para nascer? Um filho rompe estruturas humanas pré-fabricadas e põe em evidência a relação conjugal de seus pais. Jesus pôs em evidência um homem (José) capaz de fazer tudo por amor a uma mulher (Maria). Jesus se nutriu do leite de Maria, mas se nutriu muito mais do amor que transbordava da relação dela com José.
Quando descobrimos que estávamos grávidos, todas as noites eu rezava por nossa filha, colocava a mão sobre a barriga da Letícia e entregava a Deus a gestação de Chiara.  Conversava com Chiara a respeito do que estava acontecendo com ela semana a semana. Lembro-me ainda da primeira oração que fiz:
“Meu bebê, você está aí dentro há poucos dias, ainda com cinco semanas. Sei que deve ser estranho todo esse processo de divisão celular, o escuro do útero, a velocidade das conquistas do seu corpinho que está sendo microscopicamente formado. Mas meu bebê, penso que foi mais ou menos assim a criação do mundo. A vida que foi se impondo sobre o “nada”. A Palavra de Deus, o Espírito d’Ele foi ordenando todas as coisas, e a ordem e a harmonia foram sendo possíveis. Meu bebê, você já é um ser, já é nosso filho e nós o amamos. Pedimos que seja o Espírito Santo a cuidar de toda perfeição de sua feitura enquanto gente. Você é fruto do nosso amor, e que seja nosso amor a ser a força necessária para seu desenvolvimento. Amamos você.”

Gestação

Ah, se os casais soubessem que esse período de gestação e o primeiro ano de vida são os mais importantes para um desenvolvimento saudável do psiquismo da criança! Ah, se soubessem o quanto o bebê se alimenta de afeto, e o quanto é importante um pai e uma mãe que se devotem a seus filhos! Ah, se soubessem…
O período da gestação precisa de todos os cuidados, atenção e carinho possíveis. A mulher passará por inúmeras alterações, sejam elas físicas, emocionais e até espirituais! O relacionamento do casal será colocado à prova. Sim, isso mesmo, porque, diante de tantas mudanças, é preciso que o amor verdadeiro seja a resposta para todas elas. Dias de enjoo, cansaço, azia, náuseas, alterações hormonais e, consequentemente, de humor. É preciso muito companheirismo nessa hora.
A mulher na gestação vai, aos poucos, “isolando-se” do mundo externo para ser toda para o filho que depende e dependerá essencialmente dela para viver. Seu corpo vai se adequando àquele ser que ganha, a cada dia, mais espaço. No entanto, emocionalmente, ela tem de criar também, em sua vida, esse espaço. Entendam o que diremos: “Tudo se torna secundário diante desse milagre que acontece dentro de você”. A alimentação, os lugares a frequentar, o trabalho, tudo precisa ir no ritmo da gestação. Gravidez não é doença, mas requer atenção. A mãe vai sendo aos poucos formada e o corpo sinaliza a transformação. É lindo esse jeito de Deus criar!
Papa Francisco fala sobre maternidade

Perceba a sensibilidade com que o Papa Francisco fala da gravidez na Encíclica Amoris Laetitia: “É importante que aquela criança se sinta esperada. Não é um complemento ou uma solução para uma aspiração pessoal, mas um ser humano com um valor imenso, e não pode ser usado para benefício próprio. Por conseguinte, não é importante se esta nova vida te será útil ou não, se possui características que te agradam ou não, se corresponde ou não aos teus projetos e sonhos. Porque «os filhos são uma dádiva! Cada um é único e irrepetível (…). Um filho é amado, porque é filho; não porque é bonito ou porque é deste modo ou daquele, mas porque é filho! Não porque pensa como eu, nem porque encarna as minhas aspirações. Um filho é um filho».
A cada mulher grávida, quero pedir-lhe afetuosamente: Cuida da tua alegria, que nada te tire a alegria interior da maternidade. Aquela criança merece a tua alegria. Não permitas que os medos, as preocupações, os comentários alheios ou os problemas apaguem esta felicidade de ser instrumento de Deus para trazer uma nova vida ao mundo. Ocupa-te daquilo que é preciso fazer ou preparar, mas sem obsessões, e louva como Maria: « A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pós os olhos na humildade da sua serva» (Lc 1,46-48). Vive, com sereno entusiasmo, no meio dos teus incômodos e pede ao Senhor que guarde a tua alegria para poderes transmiti-la ao teu filho.” (Amoris Laetitia parágrafo 170-171)

E o homem nesta hora?

Ah, o homem! Sim, o homem, nesta hora, é aquele que vai dar todas as condições para que a gestação aconteça bem, é o guerreiro que irá à frente, abrindo e dando espaço para a “majestade gravídica”. É José que vai atrás do “lugar” para Jesus nascer! O homem é o fiel escudeiro paciente diante de tantas alterações de humor ( que passam, viu?! Sua esposa não está enlouquecendo não). Sei que é difícil entender tudo isso, afinal, não é em nosso corpo que está acontecendo a gravidez! Mas saiba que seu papel é primordial. Não o negligencie.
Algo interessante que precisamos falar é que, já na barriga, vocês precisam ter um relacionamento afetuoso com o bebê. Que as carícias na barriga, as falas de pai e mãe ao bebê, os cuidados com o corpo da mãe, a relação afetiva esposo-esposa, que tudo isso seja marcado pelo amor verdadeiro. O bebê foi feito em uma relação de amor e é essa relação que o torna uma pessoa!
Mamães, conversem com seu bebê. Pais, conversem com seu bebê. Sabiam que a voz que o bebê mais distingue dentro da barriga é a do pai? Essa mesma voz tem efeito tranquilizador para ela (lógico, uma voz de afeto). Sim, a voz do pai, que é grave, penetra melhor no líquido amniótico, e a voz do pai é diferente, pois dentro da barriga o bebê passa todo o tempo com a mãe; logo, sente-se um com ela, sua voz é a voz da mãe. Como a voz do pai é necessária e estruturante na formação de uma pessoal saudável! Não é à toa que muitas pessoas tem medo de viver, são inseguras e desconfiadas. Em muitos casos, houvem a falta dessa voz de pai que diz “filho amado”.
Estamos empolgados para escrever mais sobre esse tempo de gestação e primeiro ano de vida, mas ficará para uma próxima! Aqui, é só para você se abrir a esse milagre da vida! Sobre o primeiro ano de vida do bebê, é preciso que vocês entendam que ele é um ser humano!
Fonte: http://formacao.cancaonova.com/familia/pais-e-filhos/como-o-casal-se-prepara-para-receber-o-primeiro-filho/

Adriano Gonçalves

Mineiro de Contagem (MG), Adriano Gonçalves dos Santos é membro da Comunidade Canção Nova. Formado em filosofia e Psicologia. Atua na TV Canção Nova como apresentador do programa Revolução Jesus. É autor dos seguintes livros: “Santos de Calça Jeans”, “Nasci pra Dar Certo!”, “Quero um Amor Maior” e ” Agora e Para Sempre: como viver o amor verdadeiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário